Campus Maracanã

 

Começamos falando do campus Francisco Negrão de Lima, situado no bairro do Maracanã. O maior campus da Uerj, erguido onde antes havia a Favela do Esqueleto, foi inaugurado em 1976 e tem hoje quase 170 mil m² quadrados de área construída, incluindo 320 salas de aula, 112 laboratórios, 25 auditórios e 12 bibliotecas, distribuídos em dois pavilhões: o Reitor João Lyra Filho e o Haroldo Lisboa da Cunha (carinhosamente chamado de Haroldinho).

Também abriga os principais equipamentos culturais da Universidade, o Restaurante Universitário e o ginásio, além de área desportiva externa. Projetado por Luiz Paulo Conde, o conjunto de prédios de concreto é um ícone arquitetônico da Zona Norte carioca. E o paisagismo leva as assinaturas de Burle Marx e Fernando Chacel!

O campus reúne faculdades e institutos dos quatro centros setoriais – Biomédico (CBIO), de Ciências Sociais (CCS), de Educação e Humanidades (CEH) e de Tecnologia e Ciências (CTC). São mais de 40 cursos de graduação (sim, só no Maracanã!).
A Administração Central fica no térreo, com Reitoria e Pró-reitorias. É importante conhecer ainda dois departamentos que serão fundamentais na sua vida acadêmica: o DAA (Administração Acadêmica) e o Cetreina (Estágios e Bolsas). Ambos estão localizados no primeiro andar.

* Todos os textos sobre as unidades externas da UERJ publicados nesta página foram produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da UERJ (Comuns) e publicados nas redes sociais oficiais da UERJ.
Site desenvolvido pela PR-1 | UERJ - Todos os direitos reservados - 2023
plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo